filtro de transmissão

1) Lavar os componentes e a própria transmissão faz com que não seja necessária a troca do filtro de óleo lubrificante.

 

O fluido lubrificante esta presente nos locais onde o contato entre os componentes são mais intensos como no motor, câmbio e diferencial, porém nem todos se preocupam com a troca ou inspeção do fluido lubrificante presentes nestes componentes.

O filtro retém as impurezas presentes no óleo lubrificante, e apenas uma lavagem no componente não garante a remoção de todas estas impurezas, um bom serviço conta com a troca do filtro.

Resíduos presentes no cárter da transmissão podem indicar possíveis problemas.

Canal da Peça: De fato resíduos podem indicar algum problema na transmissão, porém é comum ter pequenos materiais sólidos precipitados no óleo lubrificante do desgaste normal dos componentes.

Para saber se os resíduos precipitados indicam problemas no sistema é necessário passar o óleo por um equipamento que mede o nível de contaminação do fluido e assim tirar o diagnóstico correto.

3) Posso colocar qualquer fluido de transmissão no meu sistema?

Canal da Peça: Mito. Existem diversos fluidos de transmissão no mercado, cada um com uma especificação.

O fluido correto que deve ser colocado no sistema de transmissão é o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante.

4) Devo trocar o óleo do câmbio automático?

Canal da Peça: Muitas montadoras colocam em seus manuais que o óleo lubrificante do câmbio automáticodura durante toda a vida útil do carro, porém muitos relatam defeitos com 60.000 km rodados ou até menos.

Aconselha-se a não trocar o fluido enquanto a garantia do veículo estiver vigente, pois qualquer defeito que ocorra no câmbio a concessionária é responsabilizada e faz a troca sem custos, após o período da garantia aconselha-se a troca do fluido e inspeção a cada 30.000 km.

Confira no vídeo abaixo os mitos e verdades sobre os óleos lubrificantes da transmissão.