correias
Você sabe a importância que a correia dentada tem para o funcionamento do motor? Vamos explicar tudo o que você precisa saber
Você já deve ter ouvido que a correia dentada é uma das peças mais importantes do motor de seu carro.
Existem alguns proprietários que preferem trocá-la por conta própria.
Isso fica a critério de cada um. Até porque trocar por conta própria é possível, mas exige uma série de cuidados.
Por isso, na maioria dos casos, é recomendável levar o carro até um mecânico especializado. Afinal, você não quer ter prejuízos e danificar seu veículo.
Funcionamento da correia dentada em um motor 16v do canal Melsi Maran – Mecânica de automóvel
O que é correia dentada? Por que ela é importante?
Se você já abriu o capô do carro com o motor funcionando já deve ter avistado uma correia que está sempre em alta rotação, presa por alguns tensores e polias.
Esta é a correia dentada, peça de extrema importância para o motor do veículo.
É ela que liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, promovendo um sincronismo e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato.
Vista correia dentada
Ela mantém o sincronismo entre o virabrequim, que passa a força do motor para as rodas, e o comando de válvulas, que a peça responsável pela entrada e saída de gases no cilindro.
O fato é que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não funciona mais.
E se por acaso o rompimento da mesma acontecer com o motor funcionando, há o risco de ocorrer danos em outras peças do motor.
Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.
Outros problemas podem ocorrer como: polias gastas, desalinhamento das polias, correias frouxas, excesso de tensão, desgaste excessivo ou estrias causadas pelo trabalho, graxa ou óleo em excesso na correia e flange da polia danificada.
Correia
Quando revisar e trocar a correia dentada?
Saiba que não é possível identificar os problemas em uma correia sem antes desmontar algumas partes do motor.
Por isso, é necessário acompanhar a quilometragem ideal para ir até uma oficina trocar ou verificar o estado da peça.
Importante ressaltar que não só a correia deve ser substituída, mas deve-se fazer a revisão do conjunto conhecido como ‘transmissão de força’. Ele é composto também por polias e tensionadores.
Revisão correia dentada
Mecânicos especialistas recomendam que essa revisão seja feita de seis em seis meses ou a cada 10.000 km rodados.
Mas é importante ressaltar que a troca irá depender do estado da correia e do modelo do veículo. Nesse caso, consulte um profissional e o manual do fabricante. Em geral, não se deve ultrapassar 50.000 km com a mesma correia.
O tempo de troca sempre dura o previsto do manual?
De acordo com a maioria das montadoras e manuais, a correia dentada tem vida útil de no máximo 50.000 km, ou a cada 3 anos, em média.
No entanto, você que é proprietário não deve considerar esse tempo previsto como certo.
A explicação é simples: quando o carro está ligado, parado, mesmo que não esteja gerando quilometragem, as peças funcionam normalmente.
Assim, continuam a se desgastar. Na maioria das vezes isso não é levado em consideração.
Por isso que em muitos casos será preciso fazer a troca da correia e dos demais componentes antes do prazo proposto no manual.
Lembre-se também de verificar a bomba de água, pois também é acionada pela correia.
Correia dentada ou corrente de comando?
Alguns fabricantes já estão usando outro dispositivo no lugar das correias dentadas. São as correntes de comando, que executam a mesma função, mas exigem manutenção diferente.
Elas são, de fato, mais resistentes, chegando a durar cerca de 100.000 km. Entretanto, por serem novas e mais complexas, a troca costuma ser mais cara.
Para que você não seja passado para trás,verifique o manual do carro para verificar qual dos dois tipos ele possui.
Podemos citar alguns veículos que são feitos com a corrente de comando, são eles: Omega V6 3.6 (GM), Captiva (GM), todos os modelos atuais Honda, da Ford, Nissan (exceto o Livina 1.6) e Toyota.
Corrente de Comando
Há uma diferença significativa no custo de manutenção entre as duas peças. Enquanto a correia pode ser substituída por R$ 400,00, em média, a reposição de uma corrente de comando chega a custar R$ 1.000.
Muita gente ainda faz confusão se seu carro tem a tradicional correia dentada ou corrente.
Bem, como nenhuma das duas dá para identificar sem abrir o capô, a prática correta é buscar a informação certa com especialistas. Consulte seu mecânico e tire suas dúvidas.
Como aumentar a vida útil da correia dentada do seu carro
Você já não percebeu um tranco na hora de trocar de marchas? Isso é prejudicial para o motor do seu carro, sabia?
Isso está relacionado a correia dentada, porque ela que transmite o movimento e sincroniza os eixos de manivelas e comando de válvulas do motor.
Esses trancos ou socos que o carro pode dar na troca de marchas acontecem quando você não se atenta ao tempo da sincronia entre o acionamento do pedal da embreagem e a aceleração do carro.
Ou seja, ocorre porque você demorou demais para acelerar novamente depois que a marcha foi passada.
Manutenção Preventiva da Correia Dentada
Isso também pode acontecer quando você faz o movimento no tempo certo da sincronia, mas o carro está em velocidade inadequada.
Ou melhor, quando você não diminuiu ou não aumentou a velocidade para a mudança de marcha.
Na prática, esse tranco prejudica o veículo porque age diretamente sobre a correia dentada. Se o giro de motor está alto, e você não frear suavemente para a velocidade baixar, ocorrerá uma distensão na correia dentada.
Se isso acontecer com frequência, depois de um tempo, a correia poderá arrebentar e destruir outras partes do motor do carro. Portanto, se quiser aumentar a vida útil da peça, evite os tais trancos.


